Uma das maiores dificuldades ao tentar negociar com o cliente inadimplente é encontrá-lo. Esse problema tão comum enfrentado pelos lojistas poderia ser evitado já na coleta de informações durante a venda.

Por isso, antes de definir os canais de comunicação para a cobrança, é necessário garantir que seu banco de dados esteja corretamente alimentado, padronizado e atualizado. Manter esses elementos organizados, além de facilitar a sua vida na hora da cobrança, contribui para a elaboração de outras estratégias que a sua empresa pode realizar ao longo do ano.

(Confira normas da LGPD)

Viabilize a comunicação com o seu cliente. Ofereça multicanais de atendimento:

1º Chatbots:  Essa ferramenta foi elaborada especificamente para atendimentos automatizados. Com ele você coleta dados de seu cliente e automatiza todo o processo de cobrança. Um exemplo interessante é o envio automático do boleto sem a necessidade de um intermediário.

2º WhatsApp:  Criado inicialmente para ser uma rede social de comunicação rápida, hoje é uma ferramenta importante para que pequenas e grandes empresas tenham acesso a seus clientes, inclusive para realizar ações de relacionamento e cobrança.
É importante destacar que as comunicações realizadas por esse meio não sejam excessivas, bombardeando os clientes de informações irrelevantes. Isso vale também durante as campanhas de renegociação de dívidas.

3º SMS :  O disparo de SMS ainda é uma forma eficiente de notificar o inadimplente sobre dívidas em atrasos e oportunidades de negociações. A comunicação deve ser atrativa, breve e direcionar o seu cliente para um próximo contato com a sua empresa.

4º E-mail marketing Apesar do interesse dos clientes em acessar o e-mail marketing ter diminuído ao longo do tempo, uma estratégia de comunicação correta e atrativa pode trazer bons resultados para a sua campanha.

5º Site :  Seu site também é um local propício para se comunicar diretamente com os clientes inadimplentes. Crie uma campanha chamativa e direcione a um local específico onde ele possa acessar os débitos e solicitar uma negociação da dívida.

6º Redes sociais – Link da bio  :  Comunique nas redes sociais que sua empresa está aberta às negociações e disponibilize um link para que o cliente fale com seus atendentes.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui sua pergunta que iremos entrar em contato para esclarecer.

E se precisar de mais ajuda, a CDL Goiânia tem serviços de informações e cobrança especializada que vão manter a sua empresa com o foco no negócio.

Conte com nossa equipe e envie agora mesmo um WhatsApp para 62 98408-3811.