Um terço dos idosos pretendem pagar dívidas nos próximos 2 anos

10 de agosto de 2021

Levantamento divulgado pela CDL Goiânia aponta ainda os produtos e serviços que os brasileiros 60+ procuram no mercado nacional mas não encontram.

Para entender como as pessoas da terceira idade enxergam esta fase da vida e suas expectativas para o futuro, a CDL Goiânia um estudo, feito em todas as capitais, com a população acima dos 60 anos, realizado pela CNDL e SPC Brasil, em parceria com a Offer Wise Pesquisas. O levantamento revela que para os próximos dois anos, o plano mais citado pelos idosos é o pagamento de dívidas pendentes (33%). Além disso, 33% dos entrevistados pretendem aproveitar a vida com familiares, enquanto 25% querem fazer um tratamento odontológico. Já 24% pretendem viajar pelo Brasil e 23% planejam trabalhar.

A insegurança quanto ao futuro também é um dos sentimentos mais presentes na terceira idade. De acordo com o levantamento, 92% dos entrevistados têm algum temor e preocupação, sendo que o medo de ficar doente e depender de terceiros para tudo (42%) é o principal receio. Também se destacam o temor de ficar sem dinheiro para o próprio sustento (31%), de não ter saúde física (27%), de perder as pessoas que amam (25%) e de não se sentir útil (20%).

Oportunidades de negócio

Dados da pesquisa também revelam o expressivo potencial de consumo ainda inexplorado pelo mercado em relação a esta parcela de brasileiros. Mais da metade dos entrevistados (60%) considera difícil encontrar algum produto específico para a terceira idade, sendo que os mais mencionados foram:

– Locais para sair à noite com público de terceira idade (22%);

– Alimentos especiais (22%);

– Celulares com teclado maior (18%);

– Serviços de turismo exclusivo para terceira idade (17%).

São produtos e serviços que os idosos pretendem adquirir nos próximos 3 meses da data da pesquisa:

– Roupas (25%);

– Tratamentos dentários (24%);

– Eletrodomésticos (19%);

– Viagens (19%);

– Smartphones (18%).

Fatores determinantes para a compra

Entre os atributos considerados mais relevantes na hora de escolher o local de compra foram citados:

– Preço (66%);

– Qualidade dos produtos e serviços (45%);

– Confiança no estabelecimento (38%);

– Atendimento (38%).

Onde mais fazem compras

Desconsiderando-se os supermercados, as farmácias foram citadas por 47% dos idosos como um dos principais locais de compra. Em seguida, aparecem as lojas de departamento (30%), as lojas de rua (29%) e loja online (28%).

Entregas

Quanto aos serviços de entrega em domicílio, são os mais importantes para as pessoas com mais de 60 anos:

– Medicamentos (51%);

– Lanches e comida (45%, com aumento de 17 p.p. e relação a 2018);

– Entrega de compras de supermercado (41%, com crescimento de 7 p.p. e relação a 2018).

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