Score: entenda como ele pode ser útil para o seu negócio

Se você já buscou crédito para aquisição de um bem em algum momento da sua vida, provavelmente se deparou com o nome score. Traduzindo para o português, essa palavrinha significa pontuação.

De forma muito simplificada, o score serve para avaliar os hábitos de pagamentos das pessoas e oferece certa segurança para empresas que desejam saber se determinado cliente honra ou não as dívidas. Portanto, ter o score alto aumenta significativamente as chances de se obter boa reputação no mercado.

A pontuação do score funciona assim: Empresas de análise de crédito observam alguns aspectos do consumidor, como, por exemplo, se ele paga em dia as contas, se ele sempre atualiza dados cadastrais nas empresas, se já possui algum tipo de relacionamento financeiro no mercado e também o histórico das dívidas pagas e não pagas. Por meio dessas informações é possível chegar a um número de score – que vai de 0 a 1000. Quanto mais alto for, menores são as chances da pessoa analisada se tornar inadimplente.

A divisão que classifica o índice do score é a seguinte:
● Score baixo: até 300 pontos;
● Score médio: entre 300 e 700 pontos;
● Score alto: acima de 700 pontos.

Existem formas de aumentar ou diminuir o score, já que ele é um marcador que avalia o comportamento do consumidor sobre o uso do crédito. Como já mencionado antes, manter o nome limpo, sempre ter os dados cadastrais atualizados e pagar as contas antes da data de vencimento são medidas simples que podem alavancar o número.

As empresas devem fazer bom uso dessas informações de score. Isso pode fazer toda a diferença, principalmente aqui no Brasil, onde o índice de inadimplência bateu recorde em 2021. Conceder crédito sem analisar o histórico, negativação e outros pormenores dos cadastros dos clientes pode ser muito perigoso para a saúde financeira da empresa. É preciso ter cautela.

Clique aqui e faça a consulta do seu score. Basta fazer um cadastro rápido para ter o acesso. Na página é possível ver quais pendências financeiras estão registradas em seu nome.