Reconhecer seus talentos e potencializá-los pode ser a chave para o sucesso

mar 05, 2019

Isso é o que atesta a Psicologia Positiva, que tem como foco tudo aquilo que torna o ser humano saudável, feliz e produtivo.

Por Lysia Moreira
Psicóloga e Coach, Sócia Proprietária do Alpha Coach Instituto de Desenvolvimento

Uma nova abordagem da Psicologia, presente no Brasil desde a década de 1990, denominada Psicologia Positiva, trouxe uma nova perspectiva do ser humano, nos convidando a olhar de maneira especial para o que trazemos de bom e positivo em nós. Assim, ao invés de focar a atenção nos problemas, dificuldades e sintomas, essa abordagem procura estudar, pesquisar e motivar as virtudes, as forças do caráter e os talentos que cada um de nós carrega em sua essência.

O objetivo dessa abordagem, que é a base para os trabalhos de coaching, é ampliar a consciência do indivíduo a cerca de seus pontos fortes, ajudando-o a utilizar esses mesmos recursos para tratar os seus pontos de melhoria. A partir desse movimento, experimenta-se a sensação gratificante de expressar plenamente os talentos. A partir de agora, convido você a se olhar de maneira especial a partir dessa perspectiva. Você sabe o que são talentos? Você conhece seus talentos? Você tem expressado ou utilizado com frequência seus talentos na sua vida diária?

O que são talentos?

Talentos são um conjunto de habilidades inatas, que te conferem um jeito especial de executar o que você se propõe, de maneira natural. É a forma como você expressa a sua inteligência e conhecimento para criar o que quer que seja e para se relacionar com o mundo.

Esses talentos inatos podem ser aprimorados ao longo da vida por meio de estudos e práticas, assim como podem ser limitados por crenças que o indivíduo desenvolve a partir de experiências emocionalmente difíceis ao longo da vida.

Quando reconhecemos nossos talentos, os potencializamos e os expressamos em nossa vida diária, experimentamos forte sensação de realização. Essa satisfação nos remete a alegria de estarmos cumprindo nosso propósito, de estarmos engajados naquilo que “nascemos pra fazer”, e esse é um dos segredos da Felicidade Autêntica proposto por Martin Seligman, considerado por muitos o pai da Psicologia Positiva.

Você conhece seus talentos?

“De todos os conhecimentos possíveis, o mais sábio e útil é o conhecer a si mesmo”, já dizia William Shakespeare. Contudo, muitas pessoas ainda não usufruem dessa ferramenta, que é uma das mais eficazes para nos ajudar a conseguir atingir nossas metas, propósitos e materializar os nossos desejos.

O Autoconhecimento pode ser buscado de muitas formas, por meio de leituras reflexivas, feedback de pessoas que consideramos verdadeiros mentores,  terapia, coaching e tantas outras metodologias. Compartilho com vocês, um teste, completamente gratuito, de autoconhecimento construído há alguns anos nos Estados Unidos, que é uma ferramenta prática que pode ajudar a trazer mais clareza sobre as suas principais forças.

Traduzido e validado, em 2011, pela pesquisadora gaúcha Bruna Seibel, o teste está disponível no  www.viame.org.  Para realizá-lo, você deve acessar este endereço e fazer sua inscrição. Posteriormente, clique em “Take the free VIA Survey”, preencha o formulário e clique em Register e será direcionado para a página em português. O teste é um tanto longo. Tire uns 20 minutos do seu dia para fazê-lo sem interrupções. O ponto mais importante na execução é a total honestidade nas respostas.

Uma vez terminado o teste, aparecerá na tela suas cinco principais forças. Se clicar em “see all results”, aparecerão as 24 forças, na ordem correspondente com as suas respostas. É interessante avaliar tanto as primeiras quanto as últimas, que demonstram áreas onde provavelmente você sente mais dificuldade na sua vida.

Sabendo quais são suas principais forças, analise e veja, dessas cinco, quais são as que você mais se identifica. E aqui vai a dica de ouro: use-as no seu dia a dia. Transforme o seu cotidiano de forma com que ele reflita  essas suas virtudes. Tanto no trabalho, quanto na esfera social ou afetiva.

Você tem expressado ou utilizado com frequência seus talentos?

É comum encontrarmos pessoas que não fazem o que gostam, que se sentem subutilizadas no trabalho, e que frequentemente experimentam a sensação de frustração quanto a sua realização profissional. Essas pessoas contam os dias para que cheguem o fim de semana ou as férias para poderem comprar algo que lhes traga o prazer tão distante do seu cotidiano.

Quando estamos envolvidos com atividades com as quais nos identificamos e gostamos, que nos permitem utilizar plenamente nossos talentos, que desafiam nossos pontos fortes, experimentamos uma sensação tão gratificante, que nos sentimos plenos e realizados. Nessas circunstâncias é comum usarmos as seguintes frases “nem vejo o tempo passar quando estou trabalhando”, “gosto tanto do que faço que não sei exatamente qual a diferença entre a diversão e o trabalho” e por aí vai.

Por tanto, descubra rapidamente quais são seus talentos e trate de coloca-los em prática e expandi-los e você vai perceber um salto na sua produtividade e na sua sensação de felicidade. Se estiver encontrando dificuldade para identificar seus talentos ou estiver se sentindo bloqueado para acessá-los, não hesite em buscar ajuda. Busque um coach ou terapeuta e mergulhe no prazer de conhecer quem você é.

BLOG CDL

Novidades Blog