Pós-Venda: saiba como fidelizar clientes

dez 26, 2018

Tão importante quanto concretizar uma venda é realizar o pós-venda. Afinal, o relacionamento com o cliente deve estar presente em todas as etapas de um negócio, inclusive depois de comercializar algum produto. Com ações simples, como um contato por e-mail, o envio de um cupom promocional no aniversário, descontos para segunda compra ou um telefonema para saber sobre a satisfação com o produto adquirido, você pode criar um bom relacionamento com seu consumidor. Além de fazê-lo lembrar da sua marca e, o mais importante, fidelizá-lo.

O mercado hoje exige muito mais que vender, pois a concorrência acirrada impõe que os lojistas apresentem um diferencial para conquistar o cliente. Neste contexto, investir em atendimento de excelência pode fazer a diferença na hora de fidelizar antigos consumidores e conquistar novos admiradores de sua marca. E é aí que os processos de pós-venda ganham destaque.

O pós-venda vai além de atender o cliente sempre que ele entrar em contato ou estar presente. É necessário pensar em algumas ações que reforcem sua estratégia como um todo e encantem o cliente. Ao manter um bom atendimento, inclusive após o fechamento da compra, o consumidor percebe a importância que sua empresa dá a ele.

Sabe aquela frase que vemos estampadas em diferentes pontos comerciais: “obrigado pela preferência”? Ela parece simples, mas é um grande começo. Agradecer o consumidor pela escolha que ele fez em comprar no seu estabelecimento o faz sentir-se especial. Por isso, agradeça seu cliente e mostre que a escolha que ele fez é importante para o seu negócio.

Você pode agradecer seu cliente por meio de uma mensagem de celular, e-mail, na página da internet ou com um cartaz na própria loja. Dessa forma, você gera empatia e cria relações mais estreitas com o consumidor.

Uma das utilidades de manter um processo de pós-vendas eficiente é a oportunidade de estar em contato com o cliente e entender se a compra foi satisfatória, quais foram os pontos altos e baixos e do processo e ter um feedback para identificar os pontos de melhoria. Assim as pesquisas de satisfação ou follow ups podem ser ações simples, baratas e bastante eficazes para atingir esses objetivos.

Demonstre interesse pela opinião do seu cliente e, assim, melhorar seus procedimentos de vendas. É preciso saber se ele foi bem atendido e se está satisfeito com o produto que comprou. Se você receber uma sugestão ou reclamação após realizar a venda, dê total atenção possível. Se interesse pela situação e tente resolver logo o problema .

Lembre-se: um cliente satisfeito pode comentar sobre o atendimento de sua loja com outros possíveis compradores. Isso é o chamado marketing boca a boca e é uma ótima maneira de conseguir novos negócios.

PROGRAMA DE FIDELIDADE

Outra ação bastante eficaz para criar relacionamento e fidelizar o cliente pós-venda é a criação de um programa de fidelidade. Essa é uma estratégia para se aproximar ainda mais dos consumidores, entregando alguma recompensa ou beneficio. Para desenvolver esse tipo de programa é preciso entender bem o seu cliente, saber quais os benefícios que ele gostaria de ter.

Com programas de fidelidade, além de atribuir experiências mais relevantes e personalizadas com a marca, é possível coletar ainda mais dados sobre os clientes, que podem ser usados para personalizar e adaptar recomendações. Além de dar oportunidade ao consumidor de ter experiências únicas por meio de sua marca.

MANTENHA O CLIENTE INFORMADO

Hoje, por meio das redes sociais está mais fácil manter os clientes informados sobre suas promoções e lançamentos de sua marca. Por isso, utilize os dados disponíveis para enviar sugestões personalizadas de produtos ou serviços e ainda manter o consumidor informado sobre outros aspectos que possam ser interessantes.

Outra ação acessível, mas que faz o cliente se sentir especial são as lembranças em datas especiais, como aniversários. Se puder, envie presentes simples, um cartão personalizado ou dê um telefonema.

BLOG CDL

Novidades Blog