Pequenos varejos devem investir em gestão financeira e multicanalidade

20 de maio de 2021

Para o Henrique Cabornell, CEO da F360º, os lojistas devem se preparar para a retomada do crescimento econômico, eliminando os gargalos de gestão do negócio.

A economia brasileira segue sob os efeitos do recente recrudescimento da pandemia e o aumento das restrições ao funcionamento da atividade econômica, que afetam sobretudo o setor de comércio e serviços. Apesar disso, o segmento não descansa, e alguns sinais no horizonte ajudam a reduzir o pessimismo. Depois de registrar forte queda em março de 2021, o Indicador de Confiança do Comércio, apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), voltou a crescer no mês de abril, atingindo 84,1 pontos – ainda que abaixo dos 99,6 pontos observados em setembro de 2020, o maior valor desde o início da pandemia.

O comércio também registrou saldo positivo de 18 mil vagas de emprego criadas. De janeiro de 2021 até março, o setor criou 95 mil novos postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Cabornell explica que durante a pandemia, a falta de uma gestão sólida impediu muitos varejistas de acessar a informações que os ajudariam na tomada de decisão e passar pela crise de maneira menos tensa, podendo até mesmo expandir seus negócios em um cenário adverso. Os processos atrelados à gestão financeira por muitas vezes são deixados de lado. A principal dica é utilizar a tecnologia a seu favor, buscando sempre soluções que tracem um panorama completo da saúde financeira da sua empresa, entendo as forças e fraquezas de seu fluxo. Essas ferramentas podem auxiliar no acompanhamento e controle dos dados, otimizando todas essas etapas de sua loja e protegendo seu caixa de perdas que podem impactar o andamento do negócio.

Neste contexto, é importante conhecer profundamente a estrutura do sistema tributário para otimizar a área de finanças e o faturamento empresarial. No Curso Faturamento e Tributação da Escola de Negócios Online da CDL Goiânia, você atualiza seus conhecimentos sobre o assunto, voltados para a prática do seu negócio. Acesse https://www.cdlgoiania.com.br/cursos/ e inscreva-se agora mesmo!

Fonte: Site Varejo SA