Parceria GarantiGoiás e GoiásFomento facilita acesso ao crédito

19 de agosto de 2020

Associação de Garantia de Crédito de Goiás (GarantiGoiás) e o Governo de Goiás, por meio da GoiásFomento assinaram convênio de cooperação técnica. O termo de parceria para prestação de garantia aos clientes da instituição financeira, possui modelo semelhante ao Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe), do Sebrae.

A solenidade ocorreu na manhã da última terça-feira (18), por videoconferência e contou com a participação dos representantes da GarantiGoiás, do governador do Estado, dos secretários do governo e de representantes das entidades classistas.

O governador do Estado, Ronaldo Caiado abriu sua participação falando do gargalo que é enfrentado pelos pequenos empresários, que é fazer com que esse crédito chegue até eles. “Com essa parceria será possível ampliar e facilitar o acesso ao crédito aos micro e pequenos empresários, bem como aos produtores rurais”, afirmou.

Segundo o governador, essa parceria simboliza um momento histórico tanto para a GarantiGoiás quanto para o Estado. “É uma parceria que tentamos viabilizar desde o início do Governo. Foi um trabalho em conjunto, feito a várias mãos”, ressaltou.

Para o presidente da Garantigoiás, Pedro Alves de Oliveira, essa parceria é um instrumento forte para as micro e pequenas empresas, e consequentemente para a geração de emprego.

“Várias cooperativas de crédito estão firmando convênio conosco. E ficamos lisonjeados, pois significa uma confiança nesta diretoria da GarantiGoiás. Com isso podemos salvar as pequenas empresas e os produtores rurais, mas o objetivo não é apenas esse. O objetivo é poder gerar emprego no país de modo geral, e assim, criar melhores condições de vida para as famílias. O que torna uma corrente positiva”, ressalta o presidente, que complementa “Essa ação de colocar a agência de fomento neste circuito significa gerar condições para as micro e pequenas empresas de todo o Estado e gerar emprego”, pontua Pedro Alves de Oliveria.

João Silvério, coordenador do Sebrae Nacional também destacou que essa parceria é fundamental. É uma parceria na qual a sociedade garantidora de crédito, GarantiGoiás, oferece garantia, o aval para aqueles clientes que buscarem empréstimo na GoiásFomento e que não possuem uma garantia real para oferecer.

“Nós não tínhamos nenhum instrumento de garantia que atendesse ao crédito rural, porém agora poderemos atender ao produtor rural, além das micro e pequenas empresas”, ressalva o governo.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviço, Adonidio Neto, “em relação ao crédito chegar ao micro empresário, àquele que às vezes não têm bens ou mesmo um fiador, a gente vai ver isso acontecer por meio do trabalho da GarantiGoiás, da GoiásFomento e do Governo do Estado de Goiás”, afirma o secretário que continua: “O mais importante neste momento é darmos as mãos para podermos salvar a nossa sociedade, o pequeno empresário, que por sinal, são os que geram a maioria dos empregos e contribuem para economia local”, finaliza Adonidio Neto.

Quem também esteve presente na reunião foi o Luis Alberto, presidente da OCB, que declarou: “O cooperativismo está muito integrado e confiante neste projeto. E agora com a GoiásFomento esse projeto ganhará uma envergadura maior, vai poder atender mais micro e pequenos empresários, vai poder democratizar o acesso ao crédito que tanto precisamos”.

Durante videoconferência, o governador Ronaldo Caiado, destacou sua relação com o presidente da GarantiGoiás, Pedro Alves. “Conhecemo-nos de longa data, sei do seu perfil, do seu caráter, da sua luta em prol do Estado de Goiás, e realmente fico extremamente satisfeito em vê-lo a frente dessa instituição que tem esse objetivo de poder ampliar o aval a essas pessoas que têm dificuldades em conseguir empréstimos. O que você trouxe que é fundamental principalmente no período de pandemia fazer com que esse crédito chegue aos empresários”, finalizou.

Convênio GarantiGoiás – Goiás Fomento

O convênio de cooperação técnica, assinado hoje, em videoconferência, com a Associação de Garantia de Crédito de Goiás (Garantigoiás), junto com o Governo do Estado de Goiás, por intermédio da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), a Secretária de Indústria, Comércio e Serviço, a Secretária da Retomada, tem como objetivo estabelecer condições para a utilização de Cartas de Garantia em operações de crédito realizadas pela GoiásFomento.

O valor mínimo para garantia do crédito rural é de R$ 5 mil, sendo que o valor máximo por associado é de R$ 160 mil. O aval cobre 80% do valor do empréstimo, da mesma forma como opera o Fampe. Já com relação aos microempreendedores individuais, o valor é de até R$ 24 mil. Para a microempresa é de até R$ 56 mil; e para a pequena e a média empresa, de até R$ 80 mil.

O cliente pode buscar atendimento na GarantiGoiás acessando o site

www.garantigoias.com.br. Ou procurar a GoiásFomento pelo telefone (62) 3216-4900, no horário das 9h às 17 horas, de segunda a sexta-feira; ou pelo e-mail atendimento@goiasfomento.com. Mais informações podem ser verificadas no site www.garantigoias.com.br ou no site www.goiasfomento.com.