Para 56% dos consumidores, sistema tributário atual não é adequado para fazer negócios no Brasil

11 de fevereiro de 2021

De acordo com pesquisa divulgada pela CDL Goiânia, realizada em parceria com a Offer Wise, um terço dos entrevistados afirma estar mais ou menos informado a respeito da reforma tributária.

Os debates no Congresso Nacional a respeito da reforma tributária devem retornar agora no início dos trabalhos legislativos. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco já anunciaram que as propostas serão tratadas como prioridade pelo parlamento.

A notícia chega em boa hora. De acordo com um levantamento inédito, divulgado pela CDL Goiânia e realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), SPC Brasil e a Offer Wise Pesquisas, mais da metade dos brasileiros (56%) acredita que o sistema tributário atual não é adequado para fazer negócios no Brasil. O estudo mostra que apenas 17% acreditam que o modelo de tributação em vigor é adequado, e 27% não souberam responder. A pesquisa também registra que apenas um terço dos entrevistados (33%) afirma estar mais ou menos informado a respeito da reforma tributária em discussão no Congresso. Outros 33% estão pouco ou nada informados, e 26% se dizem informados ou muito informados.

A reforma, que seria analisada em 2020 pelo legislativo, acabou sendo colocada em segundo plano por conta da pandemia do Novo Corona vírus. A comissão mista que analisa a reforma tributária teve seu prazo prorrogado pela terceira vez até 31 de março. Atualmente, além da proposta de reforma enviada pelo Governo Federal, existem outras duas em andamento no
Congresso.