Open Finance: você está por dentro?

Seguindo a tendência da digitalização e inovação do sistema financeiro, o Open Finance começou a operar no Brasil no último ano com a promessa de facilitar a vida de muitas pessoas e empresas. Mesmo se tratando de algo relativamente simples, ainda existem muitas dúvidas sobre como usar a ferramenta. Antes, é preciso entender do que se trata.

O Open Finance é um processo de compartilhamento de dados comerciais e financeiros realizado de forma voluntária pelo usuário. Essa disponibilização das informações facilita a portabilidade e o relacionamento do cliente com as instituições do mercado porque o processo não precisa começar do zero a cada mudança.

Vantagens

O novo conceito traz benefícios para todos os públicos, mas os empresários, em especial, podem explorar ainda mais o Open Finance na expansão dos negócios. Na prática, a ferramenta permite o acesso a soluções financeiras que sejam mais viáveis, ao crédito personalizado para cada tipo de necessidade e a centralização do controle financeiro da empresa, sem a necessidade da utilização de diversos sites ou aplicativos.

Open Finance na prática

Quem desejar compartilhar os dados, seja PF ou PJ, deve comunicar a instituição financeira por meio de site ou aplicativo. Vale lembrar que o cliente decide quais e para quem essas informações serão disponibilizadas.

Seus dados seguros

Todo o processo é feito com supervisão do Banco Central. Além disso, as instituições participantes precisam seguir regras muito rígidas que envolvem o compartilhamento de dados: A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a Política de Segurança Cibernética.

Open Banking e Open Finance

O Open Finance pode ser considerado uma evolução do Open Banking. Antes, apenas bancos e fintechs faziam parte. Depois, com a expansão autorizada pelo Banco Central, o sistema passou a

Veja mais conteúdos