Navegue na ideia de ter um blog para sua empresa

5 de março de 2019

Se o seu negócio ainda não tem presença na internet, elaborar um blog pode ser uma boa alternativa para atrair clientes.

Por Vivian Duarte
Mestre em Comunicação-UFG e Especialista em Mídias Digitais-IPOG

Além de boas vendas, os empreendedores buscam cada vez mais ampliar suas formas de relacionamento produzindo conteúdo interessante, como estratégia do marketing de conteúdo. E hoje, com as múltiplas possibilidades da internet, publicar informações na web é um processo acessível também para pequenas e médias empresas. O blog é uma forma de comunicação digital com diversas opções de plataformas gratuitas e que permite a sua empresa estar conectada a milhões de clientes em potencial.

Para você que ainda não tem presença empresarial na internet, confira algumas ações iniciais para criar um blog corporativo.

1 – Defina o seu público-alvo

Determine para quem você irá produzir conteúdo. Crianças, idosos, homens ou mulheres? Qual o perfil profissional? Quais os hábitos dessas pessoas? Quanto mais específica for a definição das características do seu público-alvo mais assertiva será a sua comunicação. O ideal é que este público digital tenha o mesmo perfil dos seus clientes ou da clientela que você deseja conquistar.

2 – Determine a temática do blog

Estabeleça o posicionamento geral do seu blog. Se você vende cosméticos, que tal seu blog ser sobre beleza? Você tem um pet shop? Um blog sobre a saúde e cuidado com os animais pode atrair o interesse de bons clientes. O importante é saber qual tipo de conteúdo seu blog irá publicar e não desviar do tema geral.

3 – Planeje seu conteúdo

É importante estabelecer uma periodicidade nas publicações. Blogs de sucesso geralmente atualizam seu conteúdo diariamente. Crie um calendário de postagens que estejam relacionadas às datas em que serão publicadas. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas infantis, o período das férias escolares pode ser uma ótima oportunidade de dar dicas de lazer para crianças. Além disso, deixe um espaço na agenda do conteúdo para algum assunto “inesperado”, como um acontecimento na cidade, um assunto do momento, o importante é planejar e flexibilizar ao mesmo tempo. E acima de tudo não deixe seu blog desatualizado!

4 – Incentive a interação

Uma das grandes vantagens da comunicação online é a possibilidade de interação com seu público-alvo, pois é uma oportunidade de conhecê-lo, trocar ideias, saber sobre suas necessidades e o que ele espera da sua empresa. Você pode deixar claro em seu conteúdo que se interessa pela opinião de seus seguidores. Frases como “deixe seu comentário sobre determinado assunto”, “o que você pensa sobre isso?” “conte como foi sua experiência” são alguns exemplos para abordar e incentivar a participação das pessoas. Mas lembre-se, tão importante quanto conhecer seu público é saber o que fazer com as informações coletadas. O ideal é que você aproveite as opiniões para ir adequando o conteúdo e as ações empresariais conforme o gosto dos seus seguidores. E mostre isso para todos, por meio de textos como “conforme vocês pediram, fizemos etc etc”.

5 – Movimentação do blog
Outra ação que contribui com a atividade do blog é responder aos comentários, mesmo sendo somente com agradecimentos. Em caso de reclamações ou críticas, peça desculpas em nome da empresa e direcione a pessoa para um canal direto de comunicação, como o telefone ou e-mail, no sentido de resolver o problema de forma particular. Se a sua empresa já possui perfil nas redes sociais (Facebook/Instagram), não se esqueça de aproveitá-las para divulgar cada novidade do blog, como por exemplo: “leia mais informações no blog”, “tem post novo no blog”.

6 – Imagem é ouro. Mas sem propagandas!
Verdade indiscutível: imagem é tudo! Sempre que possível, alie cada publicação a uma imagem que caracterize o assunto abordado. Imagens lúdicas, engraçadas ou com situações cotidianas em que as pessoas se identifiquem tendem a chamar a atenção. Além disso, é bom evitar fotos com “cara” de propaganda ou anúncio. Geralmente as pessoas já são bombardeadas com publicidade de todas as formas, quando alguém procura um blog é para obter informação que poderá ajudar de alguma forma ou apenas para passar o tempo. A imagem e o texto de suas publicações devem gerar uma sensação de curiosidade ou satisfação e não simplesmente ser um catálogo de produtos e serviços.

Qual plataforma utilizar?

  • WordPress. É o principal serviço de blog gratuito do mundo. Possui diversos recursos de publicação de conteúdo, estatísticas de acesso, personalização avançada, comentários e outras possibilidades.
  • Blogger. Também muito popular e utilizado internacionalmente, o  Blogger faz parte do portfólio Google e oferece uma série de recursos avançados, pode ser personalizado manualmente e apresenta uma estrutura compreensível para quem não tem familiaridade com tecnologia.
  • Tumblr. Muita gente o considera como um serviço de blog para compartilhamento somente de imagens, mas com o Tumblr você também pode postar textos e vídeos tranquilamente.
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