Mais de 78% dos empresários acreditam em um ano favorável para os negócios

28 de janeiro de 2020

Pesquisa encomendada pela CDL Goiânia mostra que, levando em consideração as boas perspectivas, varejistas têm a intenção de investir em diferentes estratégias de crescimento.

Pesquisa encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL), mostra que 78,1% dos empresários goianienses acreditam que 2020 será favorável aos negócios. Levando em consideração as boas perspectivas, a intenção de investir em estratégias de crescimento, também passa a fazer parte da lista de prioridades.

Conforme o trabalho Percepções para 2020, realizado pela Grupom Consultoria Empresarial, a maioria dos empresários (49,7%) pretendem ampliar a presença em redes sociais. O dado mostra que, com base no novo perfil do consumidor, os varejistas passaram a pensar as redes sociais como canais de comunicação com o cliente, de realização de negócios e construção de relacionamentos.

Ainda pensando no relacionamento com o consumidor, a pesquisa mostra que 42,9% dos empresários pretendem investir em ações de pós-venda. Ou seja, tão importante quanto fechar uma venda, é manter e fidelizar o cliente. Atendimento também está entre as prioridades dos empresários para 2020. No total, 44,8% dos entrevistados disseram querer capacitar seus colaboradores.

Investimentos
A pesquisa mostra, ainda, que os empresários ouvidos pretendem ampliar a equipe de vendas (27,6%); abrir novas lojas (17,2%); investir em Propaganda e Publicidade (31,9%); desenvolver um e-commerce próprio (25,8%); e desenvolvimento de novos produtos ou serviços (39,5%).

Avaliação
Ao avaliarem o ano de 2019, a maioria dos entrevistados (50,6%) disse que os objetivos e expectativas de sua empresa foram parcialmente atingidos. Por outro lado, 49,4% dos empresários disseram que, em 2020, o ambiente econômico será favorável para os negócios. Outros 41,1% concordam com a afirmação de que 2020 será um ano de bons negócios para a empresa e o segmento.

Em que os empresários pretendem investir
Abertura de novas lojas – 17,2%
Ampliação da equipe de vendas – 27,6%
Propaganda e publicidade – 31,9%