Mais de 58% da população goianiense pretende presentear no Dia dos Namorados

7 de junho de 2019

Pesquisa realizada pela Grupom mostra que o valor médio dos presentes ficou em R$ R$ 206,80. O gasto total para a data deve injetar mais de R$ 103 milhões na economia da Capital.

Pesquisa de Intenção de Compras encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia mostra que 58,2% da população economicamente ativa da Capital pretende presentear no Dia dos Namorados 2019, comemorado no próximo dia 12 de junho. O percentual corresponde a um total de 499 mil pessoas – 17,7% a mais que no ano passado, quando a previsão foi de 424 mil pessoas com a intenção de presentear. O trabalho foi realizado pela Grupom Consultoria Empresarial durante este mês de maior.

O valor médio dos presentes ficou em R$ 206,80, sendo que o gasto total para a data deve injetar mais de R$ 103 milhões na economia goianiense – R$ 10% a mais que em 2018, quando o valor previsto foi de pouco mais de R$ 93 milhões. O estudo revela que os itens preferidos para as compras são os mesmos citados em 2018: perfumaria (25%), seguido de vestuário (19,8%), acessórios (10,4%). Além de calçados (9,4%), joias (8,3%) e celular, que teve um crescimento expressivo, passando de 2% em 2018 para 6,3% este ano.

Pagamento
Em relação ao pagamento, o estudo demonstrou que a tendência de aumento do uso do cartão de crédito, verificada em 2018, permanece. O número de consumidores que vai utilizar essa modalidade de pagamento passou de 29,1% para 36,4% – aumento de 7.3 pontos percentuais. Apesar disso, a população que pretende presentear continua preferindo pagar à vista – 58.4% dos entrevistados disseram que vão pagar em dinheiro ou com cartão de débito. Outros 1,5% no crediário.

Local
Das pessoas que vão presentear este ano, 88,8% sabem onde comprar o presente. A preferência é pelas compras em Shopping Center (58,1%), seguido de lojas de rua (32,3%) e internet (8,3%). Entre os que vão presentear, 73,2% realizarão pesquisa de preços. As pessoas mais presenteadas serão esposa(o), com 72,9%; namorada(o) 24,5%; e companheira(o), com 2,2%.

Confira dados da pesquisa

Pretende presentear
2018 – 49,3%
2019 – 58,2%

Pessoas que vão presentear
2018 – 424 mil pessoas
2019 – 499 mil pessoas
Valor médio do presente
2018 – R$ 233,85
2019 – R$ 206,80
Valor que vai injetar na economia (variação de 10%)
2018 – R$ 93,630 milhões
2019 – R$ 103 milhões

Presentes
2018 – Perfumaria (24%); vestuário (28%); acessórios (16%); calçados (14%); joias (10%), celular 2%
2019 – Perfumaria (25%); vestuário (19,8%); acessórios 10,4; calcados 9,4 joias 8,3, celular 6,3%
Formas de pagamento (mais citados)
2018 – à vista, sendo dinheiro e débito (65%); cartão de crédito (29,1%); e crediário (1,4%).
2019 – à vista, sendo dinheiro e débito (58,4%); cartão de crédito (36,04%); e crediário (1,5%).
Locais de compra – 88,8% % já sabem onde vão comprar o presente.
2018 – shopping (61,2%); lojas de rua (30,9%); e internet (8%)
2019 – shopping (58,1%); lojas de rua (32,3%); e internet (8,3%)

Pretendem pesquisar preço
2018 – 71,4%
2019 – 73,2%

Clique aqui e confira o relatório completo da pesquisa.

 

 

 

 

Informações
Assessoria de Comunicação CDL Goiânia
Wanessa Rodrigues
(62) 98121.1838

Gostou do conteúdo? COMPARTILHE
Em que podemos te ajudar?