Linkedin: uma ferramenta poderosa para os negócios

5 de março de 2019

Estar presente nesta rede social aumenta a visibilidade das empresas e possibilita oportunidade de negócios.

No mundo moderno e globalizado, é cada vez mais comum ver as empresas se infiltrando nas redes sociais como forma de alavancar e expandir seus negócios, certo? Porém, muitas delas focam apenas nas mais populares (Facebook, Instagram e Twitter) e esquecem que quanto mais presente estiver na internet, maior será a sua visibilidade. Neste contexto, uma ferramenta eficaz, mas que muitas vezes é esquecida pelas empresas: o LinkedIn, considerada a maior rede profissional do mundo.

A função do LinkedIn é basicamente criar a possibilidade de realizar trabalhos profissionais, de negócios, além de oferecer a função de buscas por oportunidades de empregos dentre outras variantes. Por isso, para aumentar a visibilidade dos negócios, é essencial estar presente nesta rede. A plataforma permite que profissionais ou empresas criem perfis e estabeleçam conexões uns com os outros na rede social, que podem traduzir-se em relações profissionais no mundo “real”.

O foco em negócio profissional é o que distingue o LinkedIn das demais redes sociais. Mesmo que no momento sua empresa não esteja interessada em fazer conexões diretas com outros profissionais e empresas, é de suma importância estar presente nesta rede, caso surjam novas possibilidades de negócios.

De acordo com os próprios representantes do LinkedIn, 69% dos profissionais esperam que as empresas se façam presentes na rede. Além disso, 64% acredita que este é um dos melhores ambientes para negócios e, outros 48%, se sentem mais confortáveis em fazer parcerias com empresas que estão na plataforma.

Destaques
Por mais que o principal fator seja o fato de ser uma rede social voltada para a relação entre pessoas de negócios, sejam profissionais ou empresas, outros fatores importantes fazem com que o LinkedIn se torne cada vez mais chamativo para as empresas. Confira:

Design simples e elegante: com nuances que se assemelham a linha de tempo do Facebook, você consegue adicionar uma foto de sua empresa, e basta clicar no botão ‘follow’ para que qualquer um possa manter contato com o seu negócio.

Promoção mais eficaz: toda empresa passa um ar de credibilidade a mais quando é recomendada, não é mesmo? Por meio do LinkedIn isso é possível, pois a rede social oferece a opção de você pedir para um profissional que de alguma forma teve contato com sua empresa para fazer uma recomendação, além disso, as pessoas podem recomendar sua empresa deixando um comentário no perfil.

Status sempre atualizado: uma forma de se mostrar presente na rede social é alterando seu status (assim como no Twitter e Facebook, por exemplo). Utilize o espaço para divulgar o que há de mais novo na sua empresa chamando a atenção dos outros usuários da rede social.

Avalie currículos de profissionais

Não são apenas empresas que estão presentes no LinkedIn, mas profissionais também. Por isso, por meio desta rede social é possível encontrar vários talentos espalhados e profissionais com currículos que podem agregar benefícios para sua empresa. O Linkedin é uma rede profissional de extrema importância para quem procura emprego e para os recrutadores, especialmente os chamados “caça-talentos”.

Grupos

Ou meio de aumentar sua visibilidade e sua rede de contatos no Linkedin é por meio dos grupos. Neste ambiente, você pode discutir e debater com profissionais das mais variadas áreas, mantendo-se informado do que está acontecendo, além de usar essas informações para seu empreendimento.

Após todas essas vantagens citadas é imprescindível que sua empresa ainda esteja presente no LinkedIn. Caso ainda não esteja nesta rede, não perca tempo e crie já seu perfil. Amplie seus negócios e faça com que as pessoas te deem credibilidade e acreditem no melhor que tem para oferecer a elas.