Invista no seu cliente e tenha bons resultados na hora das vendas

Aplicar tendências do mercado varejista é alternativa eficaz para lucrar mais no Mês do Consumidor

Com as expressivas mudanças experimentadas pelo varejo após o início da pandemia, algo que merece a atenção das empresas são os novos hábitos de consumo e as
preferências dos clientes.

Que tal aproveitar o mês de março, época em que se comemora o Dia do Consumidor (15), para colocar em prática novas estratégias que farão toda a diferença para o seu negócio? Veja por onde começar:

Conheça o perfil do consumidor

● Um ponto que merece atenção é não identificar o seu público apenas por idade, classe social ou gênero. Os hábitos e interesses são características ainda mais relevantes que podem ajudar a encarar cada cliente como único. Não generalize;

● Evite a “infotoxicação’ ao se comunicar com o seu público alvo – a palavra é a junção de intoxicação e informação-. Não permita que os conteúdos gerados pelo seu negócio sobrecarreguem o cliente. Invista na qualidade dos seus anúncios e contatos e, se necessário, reduza a quantidade;

● Pense nas necessidades do seu público transformando o seu negócio em uma solução. Ajude o cliente a otimizar o tempo por meio do atendimento e das experiências proporcionadas. Um exemplo é incluir recursos físicos e digitais durante o processo de compra – totens de autoatendimento com suporte humano podem ser boas opções.

Faça mudanças necessárias na sua empresa

● Não deixe sua marca fora do universo online. Caso ainda não tenha condições de fazer essa implantação, uma sugestão é oferecer o envio das mercadorias via delivery. Ah, e não se esqueça da experiência do cliente na hora da entrega: seja transparente com prazos, personalize o envio e ofereça agilidade;

● Identifique quais são as principais demandas dos consumidores e inclua grupos minoritários no posicionamento da sua marca. Trace novos comportamentos e adote medidas que mostrem a preocupação com o meio ambiente e outras pautas importantes discutidas na sociedade;

● Ressignifique a conexão afetiva do cliente com a sua empresa. Seja acessível e transforme o comprador em um fã por oferecer experiências de compra únicas que sejam capazes de atender as necessidades e expectativas.

Você sabia?

O Dia do Consumidor é considerado a Black Friday do primeiro semestre. Somente em 2021 o faturamento das vendas online chegou a R$ 6,3 bilhões. A análise feita pelas plataformas de Marketing Digital All iN e Social Miner, com apoio das empresas Lett, Etus,
Yapay, Neotrust, Clearsale, Octadesk, Tray e Opinion Box, mostrou também que as categorias de moda e acessórios, eletrônicos e informática, beleza, casa e construção foram as que mais se destacaram.


Texto: Ascom CDL Goiânia

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