Entidade oferece ferramentas para combater fraudes no Carnaval

6 de março de 2019

SPC Alerta de Documentos e o SPC Avisa ajudam consumidor a evitar fraudes com a utilização indevida de documentos perdidos

Perder o CPF, carteira de identidade ou talões de cheque pode se tornar uma grande dor de cabeça para o consumidor caso os documentos caiam na mão de golpistas. Somente entre setembro de 2017 e setembro de 2018, 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude, segundo dados de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

De acordo com o levantamento, 41% das ocorrências estão relacionadas à clonagem de cartão de crédito. Além desse tipo de fraude, os consumidores enfrentaram problemas como o uso indevido do nome para contratação de empréstimos (12%), utilização de documentos para abertura de crediário (10%) e pagamento de boletos falsos (10%).

Para minimizar os prejuízos com essa situação, a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Goiânia oferece ferramentas para evitar fraudes com os documentos perdidos. Trata-se do SPC Alerta de Documentos e o SPC Avisa.

SPC Alerta
Por meio do SPC Alerta de Documentos, fica registrado a perda, furto ou roubo dos documentos ou cheques e, caso terceiros tentem utilizar esses dados para alguma compra e o nome do consumidor for consultado no SPC, os estabelecimentos são imediatamente informados sobre o problema, evitando fraudes e uso indevido dos documentos.

A gerente de relacionamento da CDL Goiânia, Dina Marta Correia Batista, orienta que, quem teve algum documento roubado ou perdido deve comparecer a CDL Goiânia ou em entidade de outro município para cadastrar o alerta, o que é feito de forma gratuita.

Dina Marta explica que, a partir da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis para todos os clientes do SPC Brasil por tempo indeterminado. Os dados podem ser retirados do sistema a pedido do consumidor.

“Com o SPC Alerta, o consumidor ficar mais seguro. Isso porque, todos os lojistas associados à entidade terão a informação da perda ou roubo do documento assim que fizerem a consulta ao banco de dados. Dessa forma, a venda, ou a fralde, não será concretizada”, acrescenta a gerente.

SPC Avisa
Outro serviço que contribui na prevenção de possíveis fraudes é o SPC Avisa, em que o cadastrado é informado por SMS ou e-mail sobre qualquer movimentação ou consulta em seu documento. O SPC Avisa é indicado para prevenção de fraudes e constrangimentos. Ao contratá-lo, o consumidor ou o empresário receberá informações sempre que seu nome for incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil.

Reconhecimento facial
Também para diminuir o número de fraudes e minimizar os riscos para o comércio da Capital no momento da concessão e crédito, a CDL de Goiânia disponibiliza aos seus associados o sistema de Biometria Facial do SPC Brasil. Por meio da análise da face do consumidor com os registros de um banco de dados, o sistema identifica o cliente com um nível de acerto de 99,75%.

 

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