Empatia e gentileza: conheça a cobrança humanizada

Ninguém gosta de ser cobrado. Estar devendo e ser lembrado disso pode ser uma situação embaraçosa. Infelizmente ter que cobrar é uma realidade no dia a dia de empresários. Ainda que a cobrança seja necessária, é importante fazê-la de maneira humanizada. Para isso, é fundamental criar uma conexão com o cliente, o que aumenta o potencial de recuperação do crédito, além de fazer com que a satisfação permaneça alta. Cobrar por cobrar não é funcional. É necessário considerar o mapeamento estratégico de perfis para ações específicas e ainda assim ter em mente que muitos devedores simplesmente não vão conseguir pagar a dívida. A cobrança humanizada extrapola as atividades automáticas e revela que o empresário compreende o valor das interações humanas. Para implementar a cobrança humanizada, é preciso saber que não se pode abrir mão da cobrança automatizada, são modalidades que se complementam.

Como funciona a cobrança humanizada?

O primeiro passo é definir quando e por quais meios de comunicação o cliente será abordado, considerando quantos dias ele está atrasado com o pagamento. Em todo o processo é fundamental ter empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro, exercitar a escuta e entender o momento pelo qual a pessoa está passando.

Outra dica é manter os dados atualizados. Imagine alguém que trabalha na sua empresa acaba de desligar um telefonema de cobrança e outro colaborador repete o processo de imediato. Tudo isso pode colocar por água abaixo a conexão estabelecida com o cliente. Valorize também a privacidade e a comodidade na hora da cobrança.

Sobretudo conheça os seus clientes. Essa é uma forma de ter mais segurança ao fazer negócio e evitar recorrer à cobrança. Nesse caso, prevenir é melhor que remediar, especialmente em momentos de fragilidade econômica.

Seja gentil

Além de exercitar a empatia, seja gentil na abordagem. O empresário não perde por ser simpático. É necessário ser direto e objetivo para que a situação seja compreendida com clareza, mas não se esqueça de que ser direto não é ser grosseiro. É importante também manter a calma e o bom senso para evitar uma discussão. Busque explicar que o objetivo da cobrança é conciliar os interesses e defender o patrimônio da empresa.

Baixe gratuitamente o e-book “13 dicas de como realizar uma cobrança humanizada” e saiba mais sobre o assunto.

Preencha o cadastro ao lado para receber o e-book