Dia das Crianças deve injetar R$ 76 milhões na economia goianiense

4 de outubro de 2019

Pesquisa realizada pela Grupom mostra que o valor médio dos presentes ficou em R$128,90. Estudo revela que mais de 68% da população economicamente ativa da Capital pretende presentear na data.

Pesquisa de Intenção de Compras encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia mostra que 68,2% da população economicamente ativa da Capital pretende presentear no Dia das Crianças de 2019, comemorado próximo dia 12 de outubro. O percentual corresponde a 586 mil pessoas (8,92% a mais que em 2018). O valor médio dos presentes ficou em R$ 128,90 (para cada presente), sendo que o gasto total para a data deve injetar aproximadamente R$ 76 milhões na economia goianiense – R$ 1 milhões a mais que o previsto no ano passado. O trabalho foi realizado pela Grupom Consultoria Empresarial.

A pesquisa mostrou também que a maior parte dos consumidores (56,6%) que irá comprar presente este ano pretende pagar com dinheiro ou cartão de débito, a exemplo do que ocorreu em outras datas comemorativas deste ano, como o Dia dos Namorados, Dia dos Pais e das Mães. No entanto, a opção pelo cartão de crédito tem crescido ao longo das últimas datas comerciais.

Para esse Dia das Crianças, por exemplo, o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido por 35,6% dos consumidores – o que representa acréscimo de 12.8 pontos percentuais em relação ao ano passado. Outra modalidade que teve crescimento é a de crediário, que passou de 1% para 3,3% na preferência dos compradores.

Dos entrevistados que pretendem presentear neste Dia das Crianças, apenas 28,3% definiram qual presente comprar. Desse total, brinquedo continua sendo o item mais citado (56,2%); seguido de vestuário (25,7%); games (11,2%) e celular (10%). Um dado que chama atenção é a intenção de presentear com joia e assemelhados (2%), que não chegou a ser citado no ano anterior.

Local
Das pessoas que definiram o presente, 95,4% já sabem o local de compra, sendo que a primeira opção, a exemplo do ano passado, é pelas lojas de rua (39,3%). No entanto, o shopping center tem crescido na preferência dos consumidores, passando de 20% em 2018, para 33,6% este ano. A opção de compras pela internet também teve crescimento este ano, passando de 4,6% para 9,5%. O estudo mostrou, ainda, que 69,6% dos consumidores que pretendem presentear na data vão realizar pesquisa de preço.

Confira dados da pesquisa

Percentual que pretende presentear
2018 – 66,2%
2019 – 68,2%

Pessoas que vão presentear (variação de 8,92%)
2018 – 538 mil
2019 – 586 mil

Valor médio do presente
2018 – R$ 139,00
2019 – R$ 128,90

Valor que vai injetar na economia (variação de 0,8%)
2018 –  R$ 75 milhões
2019 – R$ 76 milhões

Capacidade de compra
2018 – maior (27%), mesmo valor (40,1%), menor (24,6%)
2019 – maior (27%), mesmo valor (35,9%), menor (23,6%)

Presentes (mais citados)
2018 – Brinquedos (48,1%), vestuário (16%), video games (7,4%) e Celular (6,2%)
2019 – Brinquedos (56,2%), vestuário (25,7%), video games (11,2%) e Celular (10%)

Formas de pagamento
2018 – à vista, sendo dinheiro e débito (75,2%); cartão de crédito (22,8%); e crediário (1%)
2019 –  à vista, sendo dinheiro e débito (56,6%); cartão de crédito (35,6%); e crediário (3,3%)

Locais de compra –  (95,4% já sabem onde vão comprar o presente)
2018 – lojas de rua (60%); shoppings (20%); internet (4,6%)
2019 – lojas de rua (39,3%); shoppings (33,6%); internet (9,5%)

Pretendem pesquisar preço
2018 – 63,1%
2019 – 69,6%

 

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