No atual cenário econômico brasileiro percebe-se uma instabilidade econômica, com os problemas evidenciados pelos anos anteriores. Ajustes fiscais, controle de gastos, aperto da política monetária, inflação em alta, entre outros, são as causas dos desafios que ainda enfrentaremos nos próximos anos. Com a alta nos preços de bens e serviços, juros elevados, menor poder aquisitivo e com a alta inadimplência financeira, serão desencadeados vários problemas econômicos, e possivelmente quem tem a receber e não recebe, passará também a dever.
O estudo aqui proposto tem a estratégia de trazer ao aluno conhecimentos técnicos e práticos acerca da inadimplência, cobrança e negociação de dívidas. Dos conceitos e dados à prática, o curso ensina o aluno a agir, de maneira eficaz, antes e após a incidência da inadimplência, e trazendo como solução maneiras mais vantajosas de se receber dos clientes.

DIFERENCIAL

O diferencial do curso é preparar o aluno para elaborar relatórios cadastrais, identificando os pontos principais de um documento e organizando as informações coletadas para minimizar os riscos de inadimplência.

OBJETIVOS

1. Habilitar o aluno a aplicar os conhecimentos adquiridos neste curso em atividades referentes à análise de crédito, realização de cadastro e execução de cobranças em empresas diversas.
2. Capacitar o aluno a coletar informações sobre clientes para realização de cadastro, a partir de documentos pré-definidos e de acordo com o código de defesa do consumidor.
3. Capacitar o aluno a atualizar dados cadastrais conforme as normas da empresa, para gerar relatórios confiáveis que darão suporte à concessão de crédito e à realização de cobranças de formas efetiva.

UNIDADE I – Entendendo a Inadimplência Financeira

a) Conceito
b) Realidade econômico-financeira do Brasil
c) Taxa saudável da Inadimplência
d) Consequências da Inadimplência
e) Por que é importante conhecer os fatores que levam à Inadimplência?
f) Fatores mais comuns que geram Inadimplência.
g) Como diminuir a taxa de Inadimplência

UNIDADE II – Pré Inadimplência Financeira – Análise de Cadastro e Liberação de Crédito

a) O que é crédito
b) Risco de crédito
c) Modalidades de crédito
d) Por que conceder crédito
e) A importância da análise de crédito
f) Avaliação de risco de crédito
g) Fundamentos da análise de crédito
h) Política de Crédito
i) Itens da Política de Crédito
j) Os 5 “C’s” do crédito
k) Cadastro de clientes
l) Ficha Cadastral Pessoa Física
m) Ficha Cadastral Pessoa Jurídica
n) Metodologias de análise de crédito
o) Ferramentas de análise de crédito
p) Limite de crédito

UNIDADE III – Pós Inadimplência Financeira – Processo de Cobrança e Negociação de Dívidas

a) Conceito de cobrança
b) Política de cobrança
c) Metodologia de cobrança
d) Ferramentas de cobrança
e) Como cobrar
f) Conceito de negociação de dívidas
g) Dicas para negociar

Este curso então é voltado para profissionais e empreendedores que pretendem minimizar os impactos que a inadimplência causa no seu ramo de atividade, fazendo com que o risco da perda financeira seja menor e consequentemente se tenha uma rentabilidade maior dentro da organização objeto.

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