Tão importante quanto aprender a analisar o crédito, é entender o porquê de uma empresa conceder crédito e qual é o verdadeiro papel da análise de crédito.
O atual cenário econômico-financeiro brasileiro é total incerteza e instabilidade, com os problemas e desafios evidenciados pela “crise pandêmica”. Ajustes fiscais, controle de gastos, aperto da política monetária, inflação em alta, desemprego, entre outros, são provavelmente os desafios que ainda enfrentaremos nos próximos anos. A alta nos preços de bens e serviços, menor poder aquisitivo e com a alta inadimplência financeira, serão desencadeados vários problemas outros econômicos, e possivelmente quem tem a receber e não recebe, passará também a dever.
O estudo aqui proposto tem a estratégia de trazer ao aluno conhecimentos técnicos e práticos acerca da inadimplência, focado em análise de crédito, o que denominamos “Pré Inadimplência Financeira”.
A abordagem ampla e profunda dos diversos aspectos dos fundamentos da gestão de crédito, serão a chave para o análise de crédito levar segurança e certeza no momento da decisão de crédito, para o fluxo de caixa da empresa.

UNIDADE I – Introdução à Análise de Crédito

a) Gestão da Inadimplência Financeira
b) O que é crédito
c) Risco de crédito
d) Modalidades de crédito
e) Por que conceder crédito
f) A importância da análise de crédito
g) Avaliação de risco de crédito
h) Fundamentos da análise de crédito

UNIDADE II – Fundamentos da Análise de Crédito

a) Política de Crédito
b) Itens da Política de Crédito
c) Os 5 “C’s” do crédito
d) Cadastro de clientes
e) Ficha Cadastral Pessoa Física
f) Ficha Cadastral Pessoa Jurídica
g) Metodologias de análise de crédito
h) Ferramentas de análise de crédito
i) Limite de crédito

 

DIFERENCIAL

O diferencial do curso é preparar o aluno para elaborar relatórios cadastrais, identificando os pontos principais de um documento e organizando as informações coletadas para minimizar os riscos de inadimplência.

OBJETIVOS

1. Habilitar o aluno a aplicar os conhecimentos adquiridos neste curso em atividades referentes à análise de crédito, realização de cadastro e execução de cobranças em empresas diversas.
2. Capacitar o aluno a coletar informações sobre clientes para realização de cadastro, a partir de documentos pré-definidos e de acordo com o código de defesa do consumidor.
3. Capacitar o aluno a atualizar dados cadastrais conforme as normas da empresa, para gerar relatórios confiáveis que darão suporte à concessão de crédito e à realização de cobranças de formas efetiva.

Este curso então é voltado para profissionais e empreendedores que pretendem minimizar os impactos que a inadimplência causa no seu ramo de atividade, fazendo com que o risco da perda financeira seja menor e consequentemente se tenha uma rentabilidade maior dentro da organização objeto.

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