Como reduzir a inadimplência na sua empresa?

A inadimplência é mais comum do que se imagina. Para se ter ideia, mais da metade dos consumidores brasileiros são inadimplentes. Estar nessa condição significa não pagar uma conta no dia combinado. É importante destacar que diversos fatores contribuem para
que consumidores estejam nessa situação, como aspectos sociais, culturais e econômicos.

Enquanto empresário, zerar as taxas de inadimplência é uma tarefa difícil. É necessário agir com cautela, paciência e, sobretudo, estratégia. Antes de gerenciar a inadimplência é fundamental saber como evitá-la. Para isso, a recomendação é criar uma política voltada para a análise de crédito. Ou seja, classificar os clientes conforme o risco de crédito que apresentam.

Outra dica importante é ter um planejamento estratégico quando a cobrança foi inevitável. Para isso, escolha o método adequado, por exemplo, e-mail, correspondência, telefone. É importante também manter uma boa comunicação com o cliente, de modo que você possa mostrar como a inadimplência pode afetar a empresa.

Meios de pagamento e vantagens

Procure compreender o lado do cliente e facilite o pagamento de uma dívida. Nos últimos anos, o sistema financeiro vai além dos tradicionais cartões de débito e crédito. É possível também fazer transações por PIX, assim, o ideal é oferecer saídas para que o consumidor possa quitar a dívida.

Uma alternativa que pode reduzir a inadimplência é oferecer vantagens para os clientes que mantêm suas contas em dia. Sejam pontos no cartão fidelidade ou benefícios, o importante é oferecer vantagem de acordo com o produto ou serviço que está no negócio.

Esteja aberto a negociar

Nada como o diálogo e a negociação. É essencial saber negociar com o cliente, seja ele inadimplente ou não. A empresa deve mostrar que compreende o lado do cliente e que
está disposta a facilitar o pagamento. Nesses casos, podem ser oferecidas condições de parcelamento ou desconto para o pagamento à vista.
O importante é ter um bom relacionamento.

E-book com os 15 passos para reduzir a inadimplência

Quando o assunto é saúde financeira, todos devem se preocupar. Por isso, não deixe de baixar o e-book com 15 passos para reduzir a inadimplência na sua empresa. Clique aqui e saiba mais.