CDL lança campanha contra pirataria no comércio goianiense

6 de março de 2019

De acordo com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade, a sonegação fiscal causa, todo ano, um prejuízo de cerca de R$ 115 bilhões.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL) lançou no início deste ano a campanha Despiratize, que tem como intuito alertar a sociedade dos prejuízos desses desse crime para o governo, sociedade e economia. O projeto foi inspirado em campanha idealizada pela CDL de Florianópolis. A intenção é incentivar o consumidor a comprar mercadorias de procedência, principalmente em datas comemorativas.

De acordo com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP), a sonegação fiscal causa, todo ano, um prejuízo de cerca de R$ 115 bilhões, que afeta tanto o setor privado quanto o público.

Para o governo, o problema se reflete nas três esferas (federal, estadual e municipal). No setor privado, boa parte dos setores econômicos também são atingidos, a comercialização de roupas, óculos, calçados, produtos eletrônicos, CDs e até medicamentos é prejudicada pela venda de produtos falsificados, que podem, inclusive, gerar riscos à saúde e à segurança dos consumidores.

O problema não é exclusivo do Brasil: segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o comércio de produtos falsificados movimentou cerca de US$ 461 bilhões em todo o mundo.

As consequências para uma nação são inúmeras: a prática da pirataria compreende crimes tributários, aduaneiros e contra a ordem econômica, entre outros. São práticas que prejudicam o comércio formal, que, por sua vez, gera empregos e contribui para o desenvolvimento econômico e social. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que a pirataria de produtos no Brasil deixa de gerar 1,5 milhão de empregos a cada ano