CDL Goiânia inicia articulações para lançamento do programa Emprega Gyn

Ação vai preparar trabalhadores que buscam colocação no mercado de trabalho

A superintendente da CDL Goiânia, Dina Marta Correia, apresentou na manhã de hoje durante café da manhã com a Adfego (Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia o projeto Emprega Mais Gyn. A ação será voltada para a inclusão e preparação de trabalhadores em situação de desocupação que pretendem se colocar no mercado de trabalho, além de oferecer suporte ao lojista que busca contratar .

Durante o encontro foram apresentados os maiores gargalos quanto ao desemprego. Para se ter uma ideia, até novembro de 2021 existiam 13,5 milhões de pessoas sem ocupação no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileio de Geografia e Estatística).

A pauta também discutiu as dificuldades de contratação de pessoas com deficiência física e de grupos marginalizados. Para Ana Cristina Freitas Rosa, coordenadora do departamento de recrutamento e seleção da Adfego, é necessário que os RHs das empresas abram o olhar para analisar as diferenças como possibilidades e não barreiras. “A maioria das instituições opta por aderir ao que é mais fácil e muitas vezes perdem oportunidades de conhecer a história e a experiência de pessoas que podem agregar muito”.

As formas de capacitação e a importância da autonomia financeira também foram pontos altos do encontro. Doutora Cristina, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia, aproveitou o momento e convidou a CDL Goiânia para integrar o projeto Emprego de Direito – ação que vai orientar e apoiar empresas sobre contratações que cumpram a Lei de Cotas. “É necessário mobilizar a sociedade em parceria com entidades representativas para ampliar e oferecer oportunidades que vão além do que é esperado. Por exemplo, contratar outros grupos que ultrapassam a obrigatoriedade da Lei de Cotas. Precisamos dar autonomia a todos porque a autonomia financeira liberta o indivíduo”, conclui.

Fonte: Ascom CDL Goiânia
Fotos: Felipe Teles