Aprendizados e tendências para 2020 – Parte 3 Gestão de Negócios

jan 24, 2020

Nesta semana, a série de postagens sobre aprendizados do ano que passou e as expectativas para 2020, do blog da CDL Goiânia vai compartilhar sobre gestão de negócios com a especialista em Gestão Organizacional e professora da Escola de Negócios, Leila Dutra.

Ela afirma que a gestão dos negócios passará mais do que nunca, por enxergar e entender os clientes como centro do sistema. Para ela, é preciso entender como esse consumidor se comporta, do que gosta e como entregar o que ele espera.

Além disso, Leila listou alguns pontos importantes da área para 2020. “Tendência para o mercado há muitos anos, inovação é palavra-chave para completar a transformação dos negócios, sobretudo em um contexto no qual as demandas de clientes evoluem no mesmo ritmo que o surgimento de novas tecnologias. Existe uma preocupação latente da necessidade de inovar continuamente, seja em produtos e serviços, seja no desenvolvimento de novas soluções para o consumidor”, garante.

Outro fator importante, de acordo com a professora, é a readequação dos modelos de negócios. “O desafio mais profundo e complexo na gestão, puxado pela necessidade de olhar para o cliente e pela necessidade de inovação, é entender como a estrutura e a cultura das empresas precisam ser redesenhadas para acompanhar as evoluções. Poucas organizações se preparam verdadeiramente para essas mudanças, que são iminentes. O grau de sucesso dependerá do planejamento e capacidade de transformação de cada um”, explica.

A especialista também aponta a habilitação digital para maior produtividade e menor custo. “A habilitação digital das empresas será cada vez mais necessária, embora os métodos tradicionais de redução de custos ainda sejam importantes, as empresas devem investir ainda mais em tecnologias transformadoras para melhorar a eficiência operacional e a economia de custos, o que poderá ao mesmo tempo, impulsionar seu desempenho e competitividade”, complementa.

Com relação à liderança, Leila avalia que, de modo geral, apesar dos grandes desafios e da necessidade de recursos – financeiros, humanos ou de infraestrutura –, há uma evolução importante em curso. E ensina, “os líderes precisam de um olhar mais estratégico para os negócios, como uma forma de manter a empresa bem, do ponto de vista da eficiência e de otimização de seus ativos, para que ela possa investir em ampliação, expansão e transformação, inclusive a digital. Os líderes de negócios precisam resistir à tentação de criar planos de negócios que leve em conta apenas o período mais imediato. As empresas que almejam o sucesso devem estar atentas ao hoje e ao amanhã”.

A professora também aponta como tendências para 2020 o investimento em gestão de pessoas; o trabalho em equipe mais horizontalizado, com aprendizado passando pelo líder e a adaptabilidade de forma rápida neste mercado competitivo.

BLOG CDL

Novidades Blog