Consumidor da capital deve investir em 2022 o mesmo valor gasto na comemoração do último ano

 Um levantamento realizado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia aponta que 66% dos goianienses pretendem ir às compras neste Dia dos Pais. Dos que não vão presentear, a maioria (49%) informou não possuir alguém para receber a homenagem, seguido por 34% que afirmaram não ter condições financeiras para investir na data.

Entre os entrevistados que pretendem presentear, 45% vão gastar o mesmo valor de 2021. Já para 24% dos ouvidos na sondagem o preço desembolsado será menor que no ano passado e para 18% o investimento será maior. Além dos pais e padrastos, que representam 66% dos que serão homenageados, maridos, mães, avôs, tios, amigos e irmãos também foram mencionados na coleta de informações.

“Um ponto importante captado no levantamento é que muita gente aproveita a data para dar presentes a outras pessoas que não sejam especificamente os pais. O lojista deve abrir o olhar neste aspecto para também oferecer produtos e serviços que se encaixem a esses demais públicos”, comenta Geovar Pereira, presidente da CDL Goiânia.

Mais da metade dos consumidores fará pesquisa de preço

Dos que vão presentear, 78% pretendem pesquisar os preços antes da efetivação da compra. Ainda não decidiram sobre essa questão um montante de 12%. Levando em consideração o gênero, 84% dos homens irão fazer pesquisas, contra 75% das mulheres, e, entre elas, 18% ainda não sabem se pesquisarão, contra apenas 4% de homens indecisos.

Roupas e calçados lideram a preferência dos filhos

Os presentes mais lembrados pelos consumidores que participaram do levantamento são as roupas e calçados (46%), seguidos por perfumes e cosméticos (20%) e relógios, joias e acessórios, com 14%.

Para o pagamento, o cartão de crédito parcelado é a opção mencionada por 33% dos consumidores. O cartão de crédito à vista vem em segundo lugar, com 20%, e o Pix, com 19%. Cartão de débito e dinheiro seguem com 15% e 13%, respectivamente.

Shoppings serão os principais locais de compra

Os dados apontaram ainda que 31% dos consumidores goianienses farão suas compras em shoppings. Outros 28% afirmaram que os presentes serão comprados pela internet e 19% em lojas de rua. Quando analisada a preferência por gênero, os homens optam por comprar primeiramente pela internet (30%) e elegem como segunda opção os shoppings (25%). Para as mulheres ocorre o inverso, os shoppings são a primeira opção (33%) e, em segundo lugar, vem a compra pela internet (27%).


O item mais indicado como atrativo para a decisão de compra são as ofertas de melhores preços e promoções, citado por 31% dos participantes. Em segundo lugar está a qualidade, com 20%, seguida pela localização do estabelecimento, com 15%. Levando em consideração a faixa etária, além dos preços e promoções, para os consumidores com idade entre 61 e 75 anos, ganha mais relevância a disponibilização de estacionamento
(33%). Para os que possuem idade entre 51 e 60 anos, o que ganha relevância como fator decisivo na hora de compra é o bom atendimento (23%).


“Fica mais claro que o consumidor, além de valores justos e promocionais, busca conforto na hora da escolha do presente. Um local aconchegante dentro da loja, mesmo que simples, pode ser o detalhe que fará a diferença na hora de fidelizar o cliente”, finaliza  Geovar Pereira.

 

Veja todas as informações do levantamento em  Levantamento – Intenção de Compras Dia dos Pais 2022

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