64% dos consumidores pretendem realizar compras nesta Páscoa

 Levantamento realizado em Goiânia e demais capitais brasileiras aponta que o valor do tíquete médio será que R$ 215,33

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise, mostrou que cerca de 109,2 milhões de brasileiros devem realizar compras para a Páscoa em 2022. O levantamento, que ouviu consumidores de várias capitais do país, entre elas Goiânia, apontou que 64% dos consumidores pretendem comprar presentes e chocolates na data. Desses, 47% devem adquirir a mesma quantidade de produtos comprados em 2021; 37% pretendem aumentar os itens e 10% comprarão menos – uma redução de 5 pontos percentuais em relação a
2021. O valor do tíquete médio será de R$ 215,33.

Dinheiro (46%), cartão de débito (38%) e cartão de crédito parcelado (34%) serão as principais formas de pagamento. Entre os que disseram que vão parcelar as compras, a média será de 4 prestações. A expectativa é de que os consumidores comprem em torno de cinco produtos, entre ovos e barras de chocolate, tendo como principais presenteados os filhos (54%), os cônjuges (42%), a mãe (38%) e os sobrinhos (33%). Já 26% vão se auto presentear.

O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia, Geovar Pereira, concorda que a Páscoa 2022 pode ser um momento interessante para aquecer as vendas no varejo goianiense. “Com as flexibilizações após o maior controle da pandemia, as famílias e amigos estão se reunindo mais. Esse é um fator que contribui ativamente para a troca de presentes. E embora a inflação tenha atingido também os produtos relacionados à Páscoa, o lojista goianiense pode inovar e criar oportunidades para atrair consumidores, principalmente aqueles que ainda não se decidiram sobre a compra.”

83% farão pesquisa de preço. Ovos industrializados são a preferência

O estudo também mostrou que 83% dos compradores vão pesquisar os preços, sendo que os locais preferidos serão supermercados (66%), sites ou aplicativos (48%) e lojas de shoppings (37%).

Os ovos de chocolate industrializados são os mais buscados pelos consumidores (57%), seguidos pelos bombons/caixas de chocolate industrializados (47%), ovos caseiros artesanais (39%), e bombons e barras de chocolate caseiros/artesanais (33%).

Considerando os que querem comprar barras de chocolate e/ou bombons, 63% acreditam que o importante é celebrar, independente da forma do chocolate. 28% preferem esses itens por serem mais baratos.

Consumidores preferem os supermercados

Os principais locais de compra dos produtos da Páscoa são os supermercados (56%), lojas de grandes varejistas (45%) e lojas especializadas em chocolate (42%). De acordo com os consumidores, 75% têm intenção de comprar em lojas físicas, seja de rua (51%) ou de shopping (50%), enquanto 59% pretendem comprar pela internet, principalmente nos sites (28%) e no Whatsapp (25%).

Preço (46%), qualidade dos produtos (40%), promoções e descontos (37%) são os fatores que mais influenciam a escolha do local de compra.

Considerando o local de celebração, 61% pretendem comemorar em casa (com queda de 8 pontos percentuais em comparação a 2021), 15% na casa dos pais (sobretudo os mais jovens) e 14% na casa de outros parentes (com aumento de 7 pontos percentuais em relação a 2021).

30% devem participar de “amigo-secreto” na Páscoa

Uma prática cada vez mais comum é o “amigo-chocolate”. Neste ano, 30% dos ouvidos pretendem participar da brincadeira (um aumento de 6 pontos percentuais em relação ao ano passado), principalmente porque gostam de eventos sociais (17%) e por considerar que essa é uma boa forma de presentear gastando menos (9%).

Dentre os que pretendem participar de amigo-chocolate de Páscoa, a média é de 4 participações com um gasto médio de R$ 60,26 por presente. Considerando o ambiente e as pessoas com as quais a brincadeira será feita, 77% pretendem fazer o amigo secreto de Páscoa com familiares, 49% com amigos e 26% com colegas de trabalho.

30% dos que pretendem comprar chocolates e presentes possuem contas em atraso

O levantamento mostrou que 30% dos que pretendem comprar chocolates e presentes possuem contas em atraso, sendo que 62% destes estão com o nome sujo.

Outro dado que inspira preocupação e denuncia o comportamento imprudente de alguns consumidores é que 25% dos que vão fazer compras na data este ano admitem que costumam gastar mais do que suas finanças permitem para presentear na Páscoa e 8% até deixarão de pagar alguma conta para comprar chocolates ou produtos neste ano.

“Apesar das tentações da comemoração, o consumidor precisa ficar atento para que a data não se torne um fardo financeiro futuro. Pesquisa de preços e planejamento durante as compras não devem ser desconsiderados”, alerta o presidente da CDL Goiânia.

Para ver a pesquisa completa Clique aqui.

 

Fonte: CNDL e Ascom CDL Goiânia

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