MAS RAPIDAMENTE, O QUE É UM CERTIFICADO DIGITAL?

Ele funciona como uma senha que verifica a identidade do usuário, computador ou empresa. É utilizado para emitir notas fiscais e para ser criado um canal seguro de comunicação.

O Certificado Digital é uma assinatura que pode ser usada por pessoas físicas e jurídicas.

Ele é fundamental nos dias de hoje, época em que as pessoas buscam qualidade de vida e precisam lidar com as obrigações cotidianas de firmar compromissos, assinar documentos e identificar-se perante instituições que exigem comprovação da sua identidade.

Foi criado para entregar uma maior segurança em um processo de âmbito on-line, que pode ser a assinatura de um contrato ou até mesmo outros serviços realizados dentro do universo digital, os Certificados Digitais já entregam maior qualidade em acordos que envolvem dados sensíveis.

CONFIRA OS 11 MOTIVOS PARA VOCÊ TER UM CERTIFICADO DIGITAL

É muito mais fácil e organizado se livrar dos blocos de papel.  Existem duas opções, o certificado NF-e e o CNPJ-e

O Certificado Digital é uma ótima alternativa para ter maior proteção quando se utiliza sistemas de internet banking para realizar operações financeiras

Existem diversos documentos que só têm validade se tiverem a firma reconhecida em cartório, e o certificado ajuda a dar agilidade em muitos desses casos.

O e-CAC é o serviço que evita a burocratização entre os contribuintes e a Receita Federal. Com ele você pode consultar a sua situação fiscal, despachos, intimações e muito mais.

Cada parte envolvida pode assinar com um programa chamado “assinador digital”, que usa o certificado para ser validado, sem a necessidade da presença física das partes.

A experiência do cliente nem sempre é levada a sério. Se ele não tiver uma boa experiência de negócio, ele pode não indicar sua empresa para outras ou e deixar de manter relações comerciais.

Com o Certificado Digital você evita a tramitação de pilhas gigantescas de papel e a tramitação de documentos físicos, fazendo grandes compras mais seguras.

As assinaturas geradas a partir do Certificado Digital possuem a mesma validade jurídica das assinaturas manuscritas. O Certificado Digital garante confidencialidade e integridade das informações eletrônicas.

O titular do Certificado Digital não precisa se deslocar para assinar nenhum documento. Tudo pode ser feito utilizando a internet. Em poucos minutos, processos são tramitados sem que as partes estejam fisicamente presentes no mesmo local.

•   Não será necessário gastar com impressões e compras de papel

•   Não precisa reconhecer firma em cartório

•   Não é preciso ter um local para o armazenamento físico dos documentos

O tempo que se levaria para reconhecer a firma em cartório, por exemplo, pode ser usado para dar andamento ao processo.

As liberações e permissões de acesso a sistemas e documentos públicos podem ser solicitadas e concedidas por meio eletrônico facilitando o dia a dia de quem trabalha em órgãos públicos e diariamente tramita inúmeros processos.

Com o Certificado Digital você garante processos mais ágeis, práticos, transparentes e cria uma identidade virtual para a sua empresa. Além disso, a imagem e o profissionalismo da marca ficam mais visíveis e passam mais confiança para fornecedores e clientes.

Com a transformação digital cada vez mais empresas têm se rendido à confiabilidade proporcionada pelos processos realizados no ambiente online. Não perca tempo para aderir e se adequar a essa realidade.

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DO CERTIFICADO DIGITAL

QUAIS MODELOS DE CERTIFICADO DIGITAL EXISTEM?

Sobre esse tipo de documento eletrônico, existem dois tipos:

A1 é completamente digital. Já o A3 é uma espécie de token, um dispositivo que obriga a pessoa a andar com esse documento eletrônico para onde for.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CERTIFICADO DIGITAL A1

VANTAGENS DO A1:

DESVANTAGENS DO A1:

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CERTIFICADO DIGITAL A3

VANTAGENS DO A3:

DESVANTAGENS DO A3:

Apesar de muitos empreendedores terem dúvidas sobre o que é o Certificado Digital e sua eficiência, com a transformação digital cada vez mais empresas têm se rendido à confiabilidade proporcionada pelos processos realizados no ambiente online.