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Notícias - CDL Goiânia

ComCDL - 09/01/2019

Saiba como fidelizar os clientes com um pós-venda eficiente


Com ações simples e baratas você pode criar um bom relacionamento com seu consumidor, fazê-lo lembrar da sua marca e, o mais importante, fidelizá-lo

Tão importante quanto concretizar uma venda é realizar o pós-venda. Afinal, o relacionamento com o cliente deve estar presente em todas as etapas de um negócio, inclusive no pós-venda. Com ações simples, como um contato por e-mail, o envio de um cupom de compras no aniversário, descontos para segunda compra ou um telefonema para saber sobre a satisfação com o produto adquirido, você pode criar um bom relacionamento com seu consumidor, fazê-lo lembrar da sua marca e, o mais importante, fidelizá-lo.

O mercado hoje exige muito mais do que vender, pois a concorrência acirrada impõe que os lojistas apresentem um diferencial para conquistar o cliente. Neste contexto, investir em atendimento de excelência pode fazer a diferença na hora de fidelizar antigos consumidores e conquistar novos admiradores de sua marca. E é aí que os processos de pós-venda ganham destaque.

O pós-venda vai além de atender o cliente sempre que ele entrar em contato ou estar presente. É necessário pensar em algumas ações que reforcem sua estratégia como um todo e encantem o cliente. Ao manter um bom atendimento inclusive após o fechamento da compra, o consumidor percebe a importância que sua empresa dá ele.

Sabe aquela frase que vemos estampadas em diferentes pontos comerciais: “obrigado pela preferência”?  Ela parece simples, mas é um bom começo. Agradecer ao cliente pela escolha que ele fez em comprar em seu estabelecimento o faz sentir-se especial. Por isso, agradeça seu cliente e mostre que essa escolha que ele fez é importante para o seu negócio.

Você pode agradecer seu cliente fazer isso por meio de uma mensagem de celular, e-mail, na página de internet ou com um cartaz na própria loja. Dessa forma, você gera empatia e cria relações mais estreitas com o consumidor.

Uma das utilidades de manter um processo de pós-venda eficiente é a oportunidade de estar em contato com o cliente e entender se a compra foi satisfatória, quais foram os pontos altos e baixos do processo e ter um feedback para identificar pontos de melhoria. Assim, pesquisas de satisfação ou follow ups podem ser ações simples, baratas e bastante eficazes para atingir esse objetivo.

Demonstre interesse pela opinião de seu cliente e, assim, melhorar seus procedimentos de vendas. É preciso saber se ele foi bem atendido e se está satisfeito com o produto que comprou. Se você receber uma sugestão ou reclamação após realizar a venda, dê toda a atenção possível ao cliente. Se interesse pela situação e tente resolver o problema.

Lembre-se: um cliente satisfeito pode comentar sobre o atendimento de sua loja com outros possíveis compradores. Isso é o chamado marketing boca a boca e é uma ótima maneira de conseguir novos negócios.

Programa de fidelidade
Outra ação bastante eficaz para criar relacionamento e fidelizar o cliente pós-venda é a criação de um programa de fidelidade. Essa é uma estratégia para se aproximar ainda mais dos consumidores, entregando alguma recompensa ou benefício. Para desenvolver esse tipo de programa é preciso entender bem seu cliente, saber quais os benefícios que ele gostaria de ter.

Como programas de fidelidade, além de atribuir experiências mais relevantes e personalizadas com a marca, é possível coletar ainda mais dados sobre os clientes, que podem ser usados para personalizar e adaptar recomendações. Além de dar oportunidade ao consumidor de ter experiências únicas por meio de sua marca.

Mantenha o cliente informado
Hoje, por meio de redes sociais está mais fácil manter clientes informados sobre promoções e lançamentos de sua marca. Por isso, utilize os dados disponíveis para enviar sugestões personalizadas de produtos ou serviços e ainda manter o cliente informado sobre outros aspectos que possam ser interessantes.

Outra ação simples, mas que faz o cliente se sentir especial são as lembranças em datas especiais, como aniversários. Se puder, envie presentes simples, um cartão personalizado ou dê um telefonema. Isso fará com que seu relacionamento com o cliente fique ainda mais próximo.